Especializada em samba, rádio online vem ganhando espaço e conquistando cada dia mais ouvintes
São Paulo – O ano de 2019 terminou com resultados positivos para a BR Brazil Show e, se depender da plataforma digital, 2020 será o ano do samba. A expectativa animadora não é por menos. Com pouco mais de um ano de operação, a BRZ já está com mais de 29 milhões de acessos; possui um estúdio montado dentro do maior bar temático da cidade de São Paulo; realizou em parceria com o Inovabra um Fórum sobre samba e mídias digitais; e encerrou 2019 com a projeção de novos negócios para este ano.
Atualmente a marca tem como parceiros: O Pasquim Bar e Prosa, FS Representações, Ebony Semi-joias, AIG Guarulhos e a cerveja AMSTEL, patrocinadora exclusiva do estúdio instalado no Bar Samba, na Vila Madalena, que é o principal investidor do projeto.
A ideia de estrear o primeiro estúdio rádio samba bar na comemoração do primeiro aniversário, em outubro, atendeu a estratégia de reposicionamento de mercado. Além do ineditismo, a rádio online, que possui um aplicativo, ganhou personalidade dentro da plataforma e passou a ser identificada como BRZ, a digital do samba.
A criadora da plataforma, jornalista e radialista Claudinha Alexandre, que se tornou voz conhecida desde a época do pagode 90, diz que há mais de um ano tem trabalhado “de olho” em todas as possibilidades que o universo das novas tecnologias oferece, ” principalmente porque há ainda muito que se explorar quando o assunto é samba”.
Desde sua criação, a BRZ conquistou pouco mais de 29 milhões de acessos em seu site (www.brbrazilshow.com.br). A Informação é da plataforma SimilarWeb, ferramenta que avalia o tráfego de sites e apresenta rankings mundiais e nacionais.
Para a radialista, jornalista e idealizadora da BRZ, Claudia Alexandre, o dado é uma surpresa agradável e comprova que o samba não só deve estar inserido no universo digital como ganhar força através das plataformas. “Temos ouvintes do mundo inteiro e recebemos mensagens de pessoas do Japão, Inglaterra, França, Estados Unidos, Canadá, Uruguai, Paraguai, Chile e de vários Estados brasileiros”, contou.
Os números também vão de encontro aos dados de uma pesquisa realizada recentemente pela agência Hello Research, que aponta que 24% dos brasileiros que ouvem música todos os dias, preferem o samba. A pesquisa também apurou que o samba/pagode é mais consumido por pessoas até 44 anos, que ouvem mais músicas no smartphone do que no rádio e se rendem menos a outros gêneros musicais.
“O samba é um movimento de resistência e é a maior representação da nossa cultura popular; por isso, é importante que ele esteja em evidência e merece ser levado para o mundo todo”, disse a jornalista, que é especialista em Ciência da Religião e trabalha com o samba há mais de 30 anos. “Esses dados da SimilarWeb e da pesquisa da Hello Reserch são fundamentais para que sambistas entendam a necessidade de se inserirem nas plataformas digitais e fazerem cada vez mais uso dessas mídias para promoverem seus trabalhos”.
Outro dado interessante foi o apresentado pela 19a. Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2018-2020, que analisou os gastos dos consumidores e anunciantes em 15 segmentos de entretenimento e mídia, em 53 países. No Brasil, o gasto total deve crescer 5,3% ao ano até 2022, mas com diferenças acentuadas em segmentos. De acordo com a pesquisa, em 2017, 37% dos gastos do consumidor com E&M foram destinados a acesso à internet; em 2022, serão mais de 50%. Os dados apontam ainda que os gastos nas plataformas digitais apresentaram crescimento mais acelerado que as demais; e a publicidade digital saltaram de 23% em 2017, para 31% do total da publicidade em 2022.
Claudinha, como é conhecida pelos sambistas, também fala sobre a necessidade das empresas investirem nessas plataformas. “O público consome samba e pagode. Haja visto o sucessos de várias rodas de samba que vemos atualmente, como o Quintal da Xika e o Quintal dos Prettos, que levam centenas de pessoas todos os meses para seus eventos, e de bares em bairros boêmios de São Paulo, como Vila Madalena, Jardins e Pinheiros, com grupos que tocam sucessos antigos e mostram trabalhos autorais muito bons”, disse. “Se as empresas querem conversar com esse público, devem investir no samba e valorizar essa cultura”, concluiu.
O estúdio da rádio está localizado dentro do Bar Samba, que fica no coração da Vila Madalena (Rua Fradique Coutinho, 1007). A proposta, segundo Claudinha, é dar ainda mais dinamismo à programação e estar em um espaço que é a cara do samba brasileiro. “Esse lugar também tem o DNA do samba e é ideal para a nossa nova programação, que estreia nesta terça, 29”, disse Claudinha.
Sobre a BRZ – BR Brazil Show, a digital do samba
A BR Brazil Show chegou ao mercado no dia 04 de setembro de 2018 como um novo hub de comunicação e entretenimento, com foco na música brasileira, em especial o samba e com canais de TV e rádio on-line, aplicativo, mídias sociais, produtora e distribuidora de conteúdos também para outras emissoras no Brasil e em outros países, como Angola, Miami e Portugal. São 24 horas de programação.
Através de sua rede, a BRZ também atua nas áreas de jornalismo, agenciamento artístico, produção de eventos e materiais audiovisuais, além de representação comercial e produtos para a criação de branded-content.
O aplicativo está disponível para Andoid na playstore e quem quiser, também pode acompanhar pelo site www.brbrazilshow.com.br.
AMSTEL, a cerveja oficial da BRZ – BR Brazil Show, a digital do samba
A equipe:
Âncora – Claudinha Alexandre
Beto Labinas – As Melhores da BR
Claudinha Alexandre – Papo de Bamba
Claudinho Luiz – Baú do Nego Véio
Claudio Afonso – Samba Bar
Cris Molina – Sacode Geral
Produção geral – Cris Molina
Produção musical – Claudinho Luiz
Assistente de Produção – Camila Alexandre
Comercial e administrativo – Mirian Ribeiro
Serviço
BRZ – BR Brazil Show, a digital do samba
Comercial: (11) 99802-5857
Âncora: Claudinha Alexandre
Locutores: Beto Labinas, Claudinha Alexandre, Claudinho Luiz, Claudio Afonso e Cris Molina
Assistente de Produção: Camila Alexandre
Produção Geral: Cris Molina
Produtor Musical: Claudinho Luiz
Assessoria de Imprensa: Central de Comunicação
11 97970-8822 – brbrazilshow@gmail.com
Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.
Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.
Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.
Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.